Aplicação da Dinamometria na Avaliação Pré Admissional e Periódico para os Funcionários.
Em texto definido pela Norma Regulamentadora 7 (NR7) da Portaria 3214 do MTE, de 1978, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) “visa o acompanhamento da saúde dos trabalhadores de uma empresa, através do gerenciamento e monitoramento dos dados dos exames médicos e complementares realizados, sempre com foco na prevenção da ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho”.
Algumas empresas brasileiras utilizam testes de força em seus processos de triagem para contratação de pessoas. Os correios e Telegrafos (ECT) e a diretoria regional de Santa Catarina disponibilizaram edital de concurso, onde foram descritas as competências necessárias para vagas de trabalho no cargo de Atendente Comercial I e Operador de Triagem e Transbordo I, dentre as competências exigidas para o cargo, especificamente para a atividade de Operador de triagem há uma exigência quanto capacidade de exercer força repetitiva durante a execução do trabalho, sendo que para a identificação desta capacidade, realizam o teste de robustez física (força muscular), sendo este de carácter eliminatório. Neste teste são utilizados equipamentos de dinamometria manual, escapular e dorsal.
O método de verificação dinamométrica, possibilita que a empresa diminua o risco de contratar pessoas sem o perfil físico para a função. Neste caso específico, foram aplicados três testes para verificar a força muscular dos braços, da região da cintura escapular e da região dorsal.
Portanto, aliada à avaliação clínica e corretamente interpretada pelo profissional médico, a aplicação da dinamometria têm grande valor na triagem de colaboradores mais susceptíveis às DORT(Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), E NO SEGUIMENTO DAS MESMAS, evitando a exposição de candidatos ao trabalho com patologias que podem ser agravadas pelo esforço.